Co­mu­ni­ca­do de Imprensa


Sílvio Salgado:
SORRI / Formas de Medir o Tempo

7 de setembro a 5 de outubro de 2022
Galeria Diferença, Lisboa, Portugal

In­au­gu­ração 7 de setembro de 2022
das 16h às 20h


Ao longo da parede da galeria, uma linha horizontal pintada e que parece continuar infinitamente. Num amplo papel emoldurado, uma gravura de camadas múltiplas cujo padrão parece transcender a superfície para uma nova dimensão. Os trabalhos de Sílvio Salgado são efémeros e infinitos, contudo são intervenções físicas que têm um princípio e um fim, uma existência no espaço e no tempo. No espectador, os trabalhos provocam sensações tanto visuais como conceptuais.


SORRIR é um momento passageiro ou um estado mental. É a alegria de realizar uma exposição adiada devido à pandemia. SORRIR expressa o alvoroço com os sofrimentos e manifesta a efemeridade da vida.


Salgado envolve o espectador nas tarefas que o artista realiza na produção de uma obra de arte, sejam referências ao corpo performático do artista, sua história pessoal, a pesquisa preparatória ou as características do espaço expositivo. Explora a história dos objetos e eventos revelando o seu caráter temporal e as suas limitações físicas. Prova que as nossas perceções da realidade são construções do nosso passado coletivo. Ao convidar o espetador a tornar-se um construtor ativo no processo de produção, aborda a relação entre a ação humana e as suas consequências. Conduz o(a) espectador(a) a considerar o seu papel no espaço e tempo e, em última análise, abordar o mistério da existência humana.


Sílvio Salgado é um artista português (nascido em Moçambique em 1968) e a viver atualmente em Bogotá, Colômbia e Helsínquia, Finlândia. Participou em várias exposições individuais e coletivas na Áustria, Bélgica, Finlândia, Alemanha, Reino Unido e outros países. Faz também curadoria independente (por exemplo no Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Lisboa, Baluarte de la Candelaria, Cadiz e Wäinö Aaltonen Museum, Turku). Preside, desde 2001, à Vienna International Apartment Art Association, uma plataforma independente de exposições que gera oportunidades de colaboração para artistas, a nível internacional. Estudou Escultura e Artes Visuais em Londres (Central St. Martin, Chelsea, Slade School of Arts) e Design Gráfico (Escola Artística António Arroio). De 1989 a 1994 foi responsável pelo Departamento de Fotografia e Gravura na Apart Oficina de Artes, Lisboa. A exposição SORRI / Formas de Medir o Tempo é a primeira exposição individual de Salgado em Portugal.


Um catálogo da exposição estará disponível. Para qualquer questão entre em contato com: via.salgado.silvio@gmail.com


Galeria Diferença

Rua de São Filipe Nery 42 C/V, 1250-227 Lisboa, Portugal

Tel. +351 213 832 193

Aberto de Terça a Sexta-Feira das 14 às 19h. Sábado das 15 às 20h.

Encerra aos Domingos, Segundas-Feiras e Feriados.



Vienna In­ter­na­tion­al Apartment

& Vienna International Apartment Art Association


c/o Sílvio Salgado

Cra. 7A 87-81

120221 Bogotá, D.C.

Colombia


E-mail: 

via.salgado.silvio(at)gmail.com


Website: 

vienna-international-apartment.net


© Vienna International Apartment. All rights reserved.